terça-feira, 2 de outubro de 2012

Saúde

Cansaço, genética, formação óssea e alergia podem ser causas de olheiras
Dermatologistas deram dicas para evitar e amenizar as manchas nos olhos.
Bem Estar também mostrou como fazer a barba e como remover tatuagens


Ter oarte olheiras (Foto: arte / G1)lheiras é um problema de grande parte da população e, apesar de não ter cura, pode ser controlado. O Bem Estar desta terça-feira (2) explicou alguns dos fatores que podem contribuir para o surgimento dessas manchas escuras debaixo dos olhos.
Segundo a dermatologista Márcia Purceli, o cansaço e a falta de sono são as causas mais conhecidas, mas ainda existem outras, como formação óssea, genética e alergias, como mostra o infográfico abaixo.A pigmentação da pele também influencia e, quanto mais clara for, maior a tendência de desenvolver olheiras. Isso acontece porque a região logo abaixo dos olhos, chamada de pálpebra inferior, é onde fica a pele mais fina do corpo humano e, com a pele mais clara, essa região fica quase transparente, deixando visíveis os vasos sanguíneos.
Além do pepino e da batata, o soro fisiológico também ajuda a amenizar a escuridão. O que ajuda a reduzir a olheira, na verdade, é a temperatura fria, por isso utilizar um algodão com soro gelado é uma das opções.
Além do algodão com soro fisiológico gelado, outra dica é passar pomada para assadura com óxido de zinco com um pouco de óleo de amêndoa, que facilita a retirada da pomada. Como essa região não tem folículos, não corre o risco de aparecerem espinhas. Entre os tratamentos, estão também o laser e o uso de pomadas clareadoras.saiba mais
Barba
O Bem Estar deu dicas também para evitar problemas na pele causados pelo jeito errado de fazer a barba. Muitos homens reclamam que aparecem espinhas, mas o que acontece é uma pseudo-foliculite. Isso ocorre porque os pelos crescem para lados diferentes e a lâmina agride o rosto.

Segundo o dermatologista Luiz Torezan, uma das dicas para evitar problemas é fazer a barba no banho ou logo depois porque o vapor e a água quente amolecem os pelos e abrem os poros. Cremes e espumAlém de lavar o rosto com sabonete antiséptico, é recomendável também lavar a lâmina com água corrente e sabonete líquido porque ela também é fonte de contaminação e pode levar bactérias e sujeira para os poros.
Na hora de fazer, apesar de a parte do pescoço ser a mais complicada porque tem a pele fina e os pelos grossos, ela não deve ser deixada por último. De acordo com o dermatologista, a área do bigode deve ser feita por último porque é a mais contaminada já que fica perto do nariz. Após terminar, a dica é passar um hidratante para recuperar a oleosidade natural da pele retirada pela passagem da lâmina.as taTatuagem
A empolgação na hora de marcar a pele com algum desenho é normal, mas ela pode passar e chegar o arrependimento. A repórter Daiana Garbin mostrou a história de três mulheres que se arrependeram de fazer tatuagens. Nessa hora, existem três opções: cobrir com um desenho maior, com maquiagem ou remover com laser.
O laser é uma técnica dolorida, que deixa casquinhas na pele, que nunca volta a ficar exatamente como era. Além disso, a remoção pode demorar de 6 a 10 sessões, que custam de RS 200 a R$ 1.000 cada. Por isso, é importante pensar muito antes de sentar na cadeira do tatuador.
Caso a decisão de se tatuar seja definitiva, é importante que a pessoa procure um profissional qualificado, que use tintas de boa qualidade com registro na Anvisa. O tatuador deve ser muito higiênico e deve desinfetar bem a área em que colocará a tatuagem.mbém ajudam a amolecer o pelo e hidratar a pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário