terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MODA

Gisele Bündchen estrela campanha de lingerie
A über model brasileira Gisele Bündchen continua sendo a estrela da marca de lingeries Hope  Foto: Divulgação
A über model brasileira Gisele Bündchen continua sendo a estrela da marca de lingeries Hope
A modelo aparece com peças florais, cores vibrantes e combinações desde as mais ousadas até as mais simples  Foto: Divulgação









A modelo aparece com peças florais, cores vibrantes e combinações desde as mais ousadas até as mais simples
As fotos foram feitas no ano passado, e a primeira fase da campanha já tinha sido divulgada  Foto: Divulgação

As fotos foram feitas no ano passado, e a primeira fase da campanha já tinha sido divulgada
Gisele foi fotografada pelas lentes de Bob Wolfenson, em São Paulo, com styling de Flavia Pommianosky e Davi Ramos e beleza de Daniel Hernandez  Foto: DivulgaçãoGisele foi fotografada pelas lentes de Bob Wolfenson, em São Paulo, com styling de Flavia Pommianosky e Davi Ramos e beleza de Daniel Hernandez
MODA

REGINA GUERREIRO SABE DAS COISAS
Vejam só que impressionante: o textinho transcrito aqui embaixo foi publicado pela Regina Guerreiro numa edição de moda da revista Caras no fim de 2007, para o verão de 2008. Tudo que ela falou acontece exatamente assim ainda hoje, agora – e é esse olhar que a gente aqui na Oficina tenta exercitar a cada temporada de desfiles. Todo dia, na prática, é bem esse o nosso trabalho: conhecer tudo, entender a cliente, organizar possibilidades, direcionar escolhas – mas nunca ditar, impor. Nem teria graça ser de outro jeito, já que quem veste a roupa é muito mais interessante (e importante!) do que a roupa em si – ou que os motivos que fazem a gente querer vestí-la. A gente fica feliz da vida, então, de repassar esse pensamento-ensinamento no blog da Oficina, espaço de extensão (na internet) do nosso trabalho da vida real. Ó que sábia que dona Regina é:
“Esqueça a palavrinha tendiencia, porque ela está morta. Num mundo em que – praticamente – existem 800 desfiles por temporada, só podia acontecer o que aconteceu: uma Babel fashion, em que cada estilista fala a sua língua (até aí, tudo bem), e é papo furado dizer “agora é isso ou aquilo”. Vai daí que mudei completamente minha linha de edição. Mostro o que acho melhor de cada estilista, até porque – afinal – as outras revistas e jornais, no desespero de “contar tudo”, já mostraram tudo e, muito provavelmente, enlouqueceram e confundiram você. Ver não quer dizer entender. Então edito… Como nas fotos, minha lente “pega” só o que é preciso, sabe como? Nessa nova edição verão 2008, só mostro o melhor. Mas é você que “se escolhe”, é você quem diz “puxa, esse modelito é a minha cara”, esse sim, esse não. Sem medo, tá? Aprendi – já faz tempo – que, nem na moda, nem na vida, existe o certo e o errado. Vai daí que… VaiVaiVa


O LADO HUMANO DOS DESFILESO que a gente vê nos desfiles de semanas de moda, exatamente como é desfilado, quando nunca pode ser encontrado desse jeitinho nas lojas. Se é que a gente frequenta (ou consome) as lojas das marcas que desfilam em semanas de moda! Talvez por isso, nesses tempo de muitas semanas de moda, muitos desfiles e MUITAS imagens de looks-de-passarela disponíveis (ao alcance de to-do-mun-do), chame muito mais atenção o que se usa fora das passarelas. De uns anos pra cá a gente percebe (aqui no blog mesmo) que o interesse pelas passarelas é infinitamente menor pelo interesse que os looks de quem vai ver essa mesma passarela, de quem assiste aos desfiles. Quem tá nos corredores da Bienal ou nas entradas e saídas de desfiles internacionais tem rendido muito mais assunto que o que foi mostrado nas passarelas. Nosso gosto amadureceu, nossas escolhas estão aperfeiçoadas e a gente quase acha que tá valendo mais o “como usar” do que o “o que usar”. Quase! 

Acontece que se tem uma coisa nessa vida que acrescenta valor ao que a gente veste é o SENTIDO. E semanas de moda são prato cheio pra gente aprender mais sobre o que motiva a criação da roupa, o que direciona a pesquisa de tendência (isso ainda existe?), o que tem de história – e estórias – no pacote de cada modinha que a gente tem vontade de usar. A ‘viagem’ de cada estilista pode render coordenação de cores que vem de alguma idéia bacana, os cenários podem ser iluminados de modo que faça lembrar um jogo de texturas, a música pode ter a ver com a imagem (e é tão legal pensar que looks podem fazer referência à músicas, não?), o que cada amarração acessório cabelo aplicação recorte pode carregar de informação que vai além da moda! A gente pode prestar atenção na “origem” de cada coleção desfilada ao ouvir o que cada estilista conta sobre seu próprio trabalho a cada temporada, e assim se permitir-se interessar por inteligências diferentes… que podem ser carregadas no que a gente veste. O lado humano dos desfiles, essa vontade da gente aprender e interpretar e dividir o que faz brilhar o olho com mais gente (através do que a gente escolhe vestir), é pra gente aqui na Oficina um antídoto contra qualquer banalização ou supervalorização vazia de roupa e aparência. Só vale mesmo o que vale pra gente mesma!
A edição de inverno 2012 do SPFW que começa hoje propõe “uma reflexão sobre a riqueza e diversidade do processo criativo e dos pensamentos que alimentar idéias e inventam soluções” – o evento inteiro quer “celebrar a maneira como a moda amplia e valoriza o nosso imaginário” (daqui). Essas são máximas que a gente pode exercitar agora, em tempo de desfiles, e levar consigo pra vida, pra frente do espelho, pra passeio no shopping, pra visita à liquidação. Encontrar sentido no que a gente veste – e permitir que a moda amplie e valorize o nosso imaginário! – é tarefa pra quem tá atento ao que é importante (pra si mesmo), à singeleza da vontade genuína, ao amor próprio. :)

A gente curte bastante a oportunidade de se aproveitar da idéia dos blocos de cor também em festonas, viu. Delícia-facilidade é escolher acompanhamento pra corzooooona do vestido nas corzinhas dos acessórios (corzona e corzinhas em referência à quantidade de espaço que vestido e acessórios ocupam no look!). Escolhida a cor do vestidón, quem pode super guiar-ajudar na escolha das cores “menores” – e nem por isso menos importantes! – é o círculo cromático. Aquele mesmo das aulas de educação artística da escola. Ces não imaginam o tanto que a gente usa esse círculo no trabalho de consultoria com as clientes, ó!


Quem quiser incrementar vestidos mais neutros ou criar um pouquinho de desordem-da-boa no dresscode formal (em pequeninos pedaços, nem vai doer!) também pode ter o auxílio-amigo do círculo cromático. As cores que ficam uma em frente à outra ou separadas pela mesma distância (tipo duas depois e duas outras depois) são complementares e criam contraste e maior “choque” quando usadas juntas – o que rende aparência menos formal mas também mais criativa. No fim o círculo cromático é um bom guia pra todo tipo de coordenação (alô circulinho impresso grudado na porta do guarda-roupa!) e, com tudo assim na facilidade, não tem por que a gente não experimentar e se divertir, né?!?? Suave na nave! :)

MERYL STREEP NA VOGUE
A notícia de que Meryl Streep estará na capa da Vogue americana em janeiro chegou para a gente como uma primeira ótima notícia de 2012. Ela já havia aparecido na capa da Vogue francesa em maio de 2010. A atriz está com 62 anos e aos 40 pensou que sua carreira estivesse acabada. Quando completou esse idade, Meryl perguntou ao marido o que eles deveria fazer agora que sua carreira no cinema estava encerrada! No ano seguinte, ela recebeu três ofertas para encenar bruxas em três filmes diferentes e pensou que a mensagem era bem clara: “Depois que as mulheres passam da idade de ter filhos, ela só podem ser vistas como algo grotesco em determinado nível”.

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