quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Saúde das Unhas.

Visão Geral dos problemas das unhas das mãos as unhas das mãos  são muito úteis, mais o uso ou o uso impróprio podem causar problemas que variam de infecões fúgicas sérias as unhas  quebradiças.

Nessa matéria vamos dar  algumas dicas: Como cuidar das unhas


As unhas das mãos crescem mais no verão e na gravidez.?

Suas unhas são  feitas de queratina,o mesmo tipo de proteína que há em seu cabelo. Cada unha consiste de várias partes e cada uma delas tem um papel importante na saúde e crescimento da unha
  • Lãmina unguenal é essa camada que enxergamos como unha.
  • Leito unguenal essa camada que fica sob a lãmina e as duas são conectadas. Os vasos capilares no leito nutrem e lhe dão sua cor rosada.
  • Matriz-apesar de voce não ve a maior parte dela é a mais importante.
  • Fica sob a cotícula,na base da unha. São as células da matriz que que produzem a unha. Se a matriz for danificada, a unha será distorcida ou pode parar de crescer por completo.
  • Lúnula essa é a parte da matriz que  voce  consegue ver. É a porção com formato de meia lua na base da unha.
  • Cúticulas essa é obra da pele feita de células mortas mantém as substãncias estranhas tais como bactérias causadoras de infecção.
  • Dobra da unha é a elevão da pele ao redor da unha.

Fatos sobre as unhas
 
Suas unhas crescem cerca de 3 mm por mês.
As unhas das mãos crescem com mais rapidez que as unhas dos pés.
As unhas dos dedos mais longos crescem mais rapidamente. Se você é destro, as unhas da mão direita crescem mais rápido que as da mão esquerda. E o oposto é válido para os canhotos.

Suas unhas das mãos também irão crescer mais rapidamente durante o verão, durante a gravidez e quando estão se recuperando de um ferimento.

Os vários problemas relacionados as unha, uma das reclamções mais comuns ouvidas por dermatologistas é que elas estão quebradiças.


As unhas dos dedos das mãos tornam-se quebradiças por que estão secas demais, o que faz com que fiquem rigídas e se que quebrem com facilidade, ou porque estão úmidas demais,o que as deixam macia com a tendencia de partir.
Por razões os medicos tratam as unhas da mesma forma que pele.
Por exemplo já que as unhas podem se tornar muito secas e se dividir na ponta se forem expostas ao calor seco, detergentes ou removedores de esmalte em excesso, um conselho é óbvio:
Evite químicas fortes e outras coisas que podem deixá-la seca.
#DICA

E lembre-se de usar hidratantes, mas não exagere, unhas ficam moles e quebradiças quando expostas a loções e hidratantes em excesso.
As unhas podem estar extremamente moles logo após terem passado muito tempo debaixo de água ou podem ficar secas de tanto molhá-las e secá-las. O trauma, termo utilizado por médicos para ferimentos, é outro grande problema para as unhas.
Aqui está o exemplo clássico:


Bater na unha com um martelo. Se um ferimento se formar abaixo da unha, o médico terá de aliviar a pressão que está sendo criada.
Além disso, os ferimentos também abrem espaço para infecções, especialmente as fúngicas. No entanto, isso costuma atingir mais as unhas dos pés do que as das mãos, pela mesma razão que o pé de atleta se desenvolve; o ambiente quente e úmido de sapatos.
Infecções fúngicas podem atacar as unhas das mãos e trazer conseqüências bem desagradáveis.
A infecção pode deixar a lâmina ungueal esbranquiçada, amarelada, amarronzada ou até mesmo esverdeada, além de deixar a dobra da unha vermelha e irritada.
Se você perceber uma infecção da unha, converse com seu médico. E finalmente, certas doenças da pele, tais como psoríase, podem aparecer também nas suas unhas.

A separação da lâmina e do leito, um problema chamado onicolise, pode ocorrer após um ferimento, infecção, reação alérgica a cosméticos ou exposição a produtos químicos ou como resultado de uma doença como a psoríase. Se a unha parecer esbranquiçada, ela pode ter sido partida. Neste caso, consulte um médico e tome cuidado para não agravar o problema. Infelizmente, uma vez que a unha se separa ela não se liga novamente, então é necessário esperar que uma nova cresça.

Também é necessário cuidar muito bem da matriz da unha. Se ela estiver danificada, começará a produzir uma unha deformada ou, ainda pior, não produzirá unha.  

Na próxima edição, vamos rever algumas dicas sobre como superar os problemas com as unhas da mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário